Conecte-se Conosco

Música

Leo Frangioni lança single “Rosângela” em uma celebração da boemia

Publicado

em

Indicada para os amantes de boteco, cantor traz como referência Bezerra da Silva na composição

O cantor e compositor Leo Frangioni divulga o mais novo single “Rosângela” em um samba envolvente, narrando uma série de acontecimentos que se desenrolaram durante um isolamento entre amigos durante os primeiros momentos da pandemia, em 2020. Com sonoridade que celebra a boemia e a folia, ele captura a essência de uma roda de samba, cheia de instrumentos de cordas e percussão, além de conversas animadas e brindes.

Convidando os ouvintes a participarem, seja cantando, batendo palmas ou improvisando em cima da melodia, a ideia da faixa é retratar as interações comuns como histórias descritivas, conectadas por uma cadência harmônica clássica do samba.

O conceito do bar surge por ser um ponto de encontro entre o estilo musical e os contadores de histórias. A ideia ocorreu naturalmente porque, apesar de o samba estar em quase todos os cenários do país, o bar é onde ele aparece mais descontraído, acessível e miscigenado.

“O som de uma roda de samba esquentando é algo muito característico para a maioria dos brasileiros. Uma salada de instrumentos de cordas e percussão, conversa fiada, palmas fora do ritmo, coros desafinados. Essa é a sonoridade de ‘Rosângela’. O bar é o ambiente natural da música”, conta Leo.

O refrão, um verdadeiro alívio lírico, destaca a singularidade e a fugacidade desses momentos compartilhados. Já o nome “Rosângela” é mais uma peça no quebra-cabeça da composição, sem tirar a importância de outros elementos e expressões da letra.

“Eu poderia passar horas contando cada detalhes das histórias que se passam na letra, incluindo quem é a Rosângela e como ela foi parar no meio da música, mas o ponto de interesse não são os eventos em si e sim a forma como são retratados”, explica.

Levando em conta o período em que a música foi escrita, interações com o mundo externo na pandemia se tornaram fora do comum – algo que já voltou a ser banal com o fim do isolamento social. “Sendo assim, o charme da música está na entrega desses contos, na confusão desconexa, que não resolve em momento algum, mas, é abordada no refrão como ‘aquela história pra lá de estranha'”, completa Leo.

A faixa, indicada aos amantes de boteco, transmite uma sensação de diversão e imersão, narrando um momento entre pessoas que dançam e cantam, além das que apreciam a história contada ao som de uma roda de samba. “A música desperta a vontade de participar, mesmo para aqueles que não conhecem a letra”, diz.

A inspiração, para Leo, se dá quando ele busca materializar uma mistura de ritmo, harmonia e poesia que vem à sua mente. Suas faixas são resultado desse processo criativo que é, muitas vezes, guiado por referências e experiências pessoais. O artista traz como referência Bezerra da Silva, assim como o álbum “Espiral de Ilusão”, do Criolo.

Ouça nas plataformas

Continue lendo

Música

Com projeto inovador, conheça O Juh, cantor que conquistou Juliette ao se tornar viral nas redes sociais

Publicado

em

De

Artista ganhou notoriedade nacional ao homenagear a cantora no single “Cacto”

O cantor O Juh, que se tornou viral com o single “Cacto” em homenagem à Juliette no “Big Brother Brasil”, segue em ascensão meteórica. Dono de uma voz contagiante, o artista vem conquistando milhões de visualizações nas redes sociais e agora se destaca em um novo projeto: a novela do TikTok e Instagram “Dois Pedaços”.

O sucesso de O Juh começou com a música “Cacto”, uma homenagem à Juliette Freire durante sua participação no “Big Brother Brasil”. A canção conquistou não apenas o público, mas a mídia – que repercutiu a homenagem em programas como “Fantástico” e MG1 da rede Globo, – e também a própria Juliette, que o elogiou em suas redes sociais. O talento do cantor também chamou a atenção do influencer Reeh Augusto, idealizador da novela “Dois Pedaços”, que pediu para o artista compor a música tema do projeto.

“O Reeh entrou em contato comigo pelas redes sociais e foi claro, disse que queria uma música com cara de novela das seis. A partir disso, comecei a estudar o tema e surgiu ‘Dois Pedaços’. O legal de fazer esse trabalho é que algumas faixas combinam muito comigo como artista. ‘Dois Pedaços’’ por exemplo, estará no meu próximo projeto, porque vai de encontro com o meu trabalho autoral”, explica O Juh.

Com mais de 700 mil streamings nos apps de música e conhecido por seus trabalhos na música, O Juh criou um projeto inovador com o objetivo de criar hits musicais a partir de um breve briefing. Com as informações, o artista dispõe de um “cardápio” de música distribuído ao cliente de maneira rápida e prática através do Instagram ou WhatsApp. Assim, o compositor consegue ter uma ideia mais prática do que o contratante espera. A partir da criação da música “on demand” foi que O Juh conheceu o mundo dos influenciadores e consequentemente Reeh Augusto, autor de “Dois Pedaços”, que encomendou uma faixa “com cara de novela das seis”.

Sucesso nas plataformas de streaming, O Juh agora mira o grande público. A partir de maio, o cantor começa a apresentar as novidades de seu novo projeto musical, um álbum com 10 faixas inéditas que chega às plataformas no segundo semestre. “Estou muito ansioso para apresentar este meu novo trabalho. É diferente de tudo o que eu já fiz, com minhas origens no Rock, e ao mesmo tempo completamente a minha cara”, adianta O Juh.

Os singles do novo projeto serão lançados mensalmente a partir de maio. “O álbum está todo estruturado e está ficando muito legal. Além de ‘Dois Pedaços’, e ‘Looping Infinito’, vou lançar mês a mês um single até setembro, quando chega o álbum completo. A ideia é que o público possa conhecer um pouco mais o meu lado carismático, pessoal e faça parte desse novo momento da minha carreira”, acrescenta.

A novela

“Dois Pedaços” é um projeto inovador que reúne grandes nomes da internet em uma trama envolvente e divertida. A história, que já conta com mais de 12 milhões de visualizações, é uma novela de época que conta a trama dos personagens. Além de compor as faixas, O Juh foi convidado pelo autor a integrar o elenco da trama.

Na novela, O Juh interpreta o personagem do pai de uma das protagonistas, Anabel, filha de Alda, vivida pelo próprio Reeh Augusto. O talento do cantor para a atuação surpreendeu a todos, e ele vem recebendo muitos elogios do público.

Com sua voz marcante, talento para a composição e agora também para a atuação, O Juh se mostra um artista multifacetado e em constante evolução. Sua trajetória inspiradora demonstra que com talento, dedicação e criatividade, é possível conquistar grandes feitos e alcançar o sucesso.

Continue lendo

Música

Com foco na produção imersiva e cast estrelado, conheça a grandiosa Blessed Studios

Publicado

em

De

Criado em 2019, a gravadora já tem nomes gigantes que pode chamar de seus talentos!

Thiago Alves, de 41 anos, e Luc Bonnecarrere, de 38 anos, são dois nomes que se tornaram verdadeiras referências na produção musical. E de de uma bela amizade, nasceu o sonho de uma gravadora. O Blessed Studios, criada em 2019, durante a pandemia, é o primeiro estúdio especializado em Reggae produzindo e distribuindo músicas imersivas com a tecnologia Dolby Atmos, com a criação de um ambiente tridimensional, fazendo com que as ondas sonoras se movam livremente.

A tecnologia, muito usada em cinemas ao redor do mundo, chegou na música e já pode ser usada na criação de músicas com experiências inesquecíveis. Outro ponto que o estúdio tem como destaque em suas produções é a inclusão do áudio binaural e imersivo através da tecnologia da Dolby Atmos, mergulha o ouvinte em uma experiência auditiva da melhor qualidade.

Nomes estrelados

Por parte do cast, nomes consagrados de diversos estilos, mas com a certeza de que todos entregam excelência artística. Dente, até o momento, 28 nomes que passaram pelo estúdio, estão Helio Bentes, Emmano, Madhá, a renomada Ponto de Equilíbrio, o famoso MVBill, a referência do Rap Fábio Braza, Marcelo Falcão, vocalista da consolidada O Rappa e Bruno Dupret, parte ativa do power trio Brasativa.

Sócios

Com os nomes já citados, os nomes por trás do estúdio têm muita experiência em levar a melhor qualidade possível ao seu público. Thiago, por exemplo, é músico, além de produtor técnico e musical da Ponto de Equilíbrio e da 3030. Também tem experiência na maior emissora do país, a TV Globo. Ele é sonoplasta de pós-produção por lá.

Já Luc, além de músico, produtor artístico e musical, também tem 8 anos de experiência na TV Globo, sendo que 4 deles esteve em Live Mix e os 4 anos mais recentes como sonoplasta de pós-produção.

Os dois trabalharam a parte pelo Globosat e Multishow 4K na mixagem de áudio imersivos/Dolby Atmos, de todas as bandas do Rock In Rio de 2019, pelos Palcos Mundo e Sunset. Thiago ficou responsável pelo palco principal, que teve nomes como H.E.R; Iron Maiden; Black Eyed Peas, Red Hot Chilli Peppers e Bon Jovi. Já Luc ficou com o palco secundário, responsáveis de estrelas como Jessie J; IZA & Alcione; Charlie Puth; Seal, entre outros.  O projeto na Globo foi comandado por Gabriel Thomazini, atualmente consultor de áudio da Fraunhofer, uma das maiores empresas de tecnologia da Europa e que inventou formatos muito conhecidos e usados, como o .MP4.

No Blessed Studios, Thiago é Engenheiro de Som e Produtor Fonográfico, já seu parceiro de jornada é Produtor Artístico e Executivo.

Ambos conheceram a Mixagem de Áudio Imersivo após a parceria de anos na emissora e querem levar toda essa tecnologia para a vida dos ouvintes de seus nomes poderosos que já são parte do cast e para os que estão por vir.

Sucessos incontáveis

No Rio de Janeiro, o Blessed Studio é apenas um dos 4 estúdios que trabalham com a tecnologia imersiva sonora. No Brasil, são apenas 24 que conseguem extrair o melhor tipo de som e unir vocais incríveis com uma atmosfera espetacular da música. Em todas as plataformas musicais, é possível encontrar diversas faixas em destaque assinado pela produção impecável do estúdio.

O Blessed também trabalha com produções audiovisuais de tirar o fôlego, propagandas, marketing e produções cinematográficas. Além disto, o estúdio está preparado para entregar o melhor com uma equipe gabaritada e preparada, utilizando o melhor do melhor em equipamentos musicais, desde microfones, amplificadores e pedais, até interfaces e softwares de última geração.

Continue lendo

Música

#HISTOCA: projeto reúne Alexandre Leão e Ricardo Carvalho, ‘tocando histórias’

Publicado

em

De

Lançamento do espetáculo que conecta Música e História acontece entre os dias 18 e 19 de maio na Caixa Cultural Salvador

A Caixa Cultural Salvador recebe entre os dias 18 e 19 de maio, às 20h, o lançamento do projeto #HISTOCA, um espetáculo que reúne Música e História, “que pretende convidar o público a resgatar fatos e momentos da própria vida, ao som de canções que marcaram época, sob efeito da lembrança do contexto histórico em que elas estiveram inseridas”, conforme define o cantor e compositor Alexandre Leão.

Quem não tem uma trilha sonora pessoal, composta por aquelas músicas que, ao primeiro acorde, já sequestram a mente para um fato marcante? O professor e historiador Ricardo Carvalho ressalta que é justamente “a história que toca a percepção e o coração de cada um para compreender a vida, sendo o elo entre o que acontece no agora e as contribuições do que se passou ao longo dos anos”.

A escolha do nome do espetáculo busca traduzir o objetivo de Alexandre Leão, Ricardo Carvalho e do diretor artístico Andrezão Simões, provocar os espectadores ao questionamento da relação entre música e história em suas trajetórias. Andrezão explica que o uso da hashtag antes da palavra “é a categorização de assuntos da modernidade associada ao sustenido que eleva as notas para cima, simbolizando a ampliação da consciência”.

Reunidos, os três resolveram criar um espetáculo imersivo para o público de todas as idades, pessoas que adoram conhecer a história da nossa terra de um jeito diferente, através desta associação de linguagens, da arte e da educação, da informação e da canção, da poesia e da melodia. Um dos exemplos é o próprio “Hino do Senhor do Bonfim”, sua composição e sua construção histórica, que envolvem a fé, a tradição e os festejos sagrados e profanos da maior festa popular de Salvador, depois do Carnaval.

No repertório, trechos e canções conhecidas, reconhecidas e relacionadas a uma aula afetiva e divertida sobre símbolos, acontecimentos e personagens culturais e históricas, compositores, heroínas e heróis dos tempos, que nos atravessam em costumes e manifestações sociais, políticas, artísticas, como a dança, a música, as tradições orais, culinárias, e tantas outras.

Ao aceitar o desafio de costurar o roteiro e o protagonismo interativo dos artistas, Andrezão Simões foi surpreendido “com a afinação e a afinidade de Alexandre e Ricardo nos assuntos e no palco. A estreia será concentrada em histórias e músicas da Bahia, mas já pensamos em ampliar para novos públicos e novos eixos temáticos, brasileiros, internacionais e continentais, da invasão do Brasil aos tempos atuais”, ressaltou o diretor.

No palco, Alexandre Leão (violão e voz), Joceval Santana (percuteria), Isaías Rabelo (teclado), Israel Ramos (baixo) e Ricardo Carvalho, nas contações de histórias, explicações e interações artísticas.

“#Histoca – tocando histórias” compõe o programa “Educativo Gente Arteira”. Mais informações em https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/Salvador.aspx


SERVIÇO
O quê: #HISTOCA – tocando história
Quando: 18 (sábado) e 19 (domingo) de maio de 2024, às 20h.
Onde: Caixa Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57 – Centro.
Quanto: Ingressos gratuitos na plataforma Sympla a partir de 12h, do dia 14 de maio de 2024 (terça-feira).
Classificação: Livre.
Informações: (71) 3421-4200 / @caixaculturalsalvador https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/Salvador.aspx
Fotos: Sidnei Campos

Continue lendo
Propaganda

Destaque