Sem categoria
Chegada do Festival Feira Preta ao Metaverso é um marco entre tecnologias imersivas acessíveis
O Festival Feira Preta vai promover uma experiência inédita no metaverso. Pela primeira vez, um festival de grandes proporções vai reproduzir, no ambiente online, e a partir de tecnologias imersivas gamificadas, a experiência do evento físico. O festival, que vai acontecer nos dias 3, 4 e 5 de maio, com shows, paineis, intervenções artísticas e feira de produtos e serviços de empreendedores negros, é a maior ocupação de um evento no Parque Ibirapuera. E quem não estiver em São Paulo – ou no Brasil – poderá ter a mesma experiência acessando o evento de qualquer gadget, como celulares, computadores e tablets, em qualquer lugar, em casa, no transporte público, onde for.
“Há anos desejo que o Festival Feira Preta esteja no metaverso, mas ainda não tinha encontrado uma solução que fizesse dessa experiência algo tão acessível quanto o próprio festival”, comenta Adriana Barbosa, idealizadora do Festival Feira Preta, considerado o maior evento de cultura negra da América Latina. “Pra mim, é especialmente importante que a gente tenha conseguido encontrado uma solução que oportuniza o metaverso para todos” complementa.
O parceiro e desenvolvedor dessa empreitada é a Metamazon Technologies, que criou um universo jamais realizado em outros eventos neste ambiente. “Em qualquer canto desse país e do planeta, qualquer pessoa pode acessar e experienciar o Festival Feira Preta com apenas um clique, sem precisar de óculos VR, vínculo a plataformas de games e coisas do tipo, basta clicar em um link”, explica Alder Lima, CEO da Metamazon.
Já Camila Forte, gestora de projetos de inovação no Instituto SENAI de Tecnologia, explica sobre o início da empresa. “A Metamazon ter passado pelo Instituto SESI/SENAI de Tecnologia em sua jornada foi extremamente necessário para que hoje ela estivesse colhendo os frutos que estão e ganhando cada vez mais alcance nacional. Eles entraram no Instituto ainda em uma startup em fase de validação e através das conexões, que foram extremamente necessárias para trazer tração para essa startup, fizeram com que eles alçassem novos voos. Acredito que a jornada empreendedora do Alder sempre foi muito sucesso. Ele é um empreendedor nato que tem a liderança, que tem a sede pela vitória por colocar seu negócio em patamares cada vez maiores”, coloca.
O Festival Feira Preta é único quando apresenta diversas expressões da criatividade negra: música, artes visuais, moda, design e decoração, literatura, performances do corpo, espaço de compartilhamento de saberes nas mais diferentes áreas do conhecimento. É também o único deste porte no país criado por uma mulher negra, que tem como premissa ter mais de 90% de equipe negra em todas as funções. “Por isso, estou feliz em lançar o Festival Feira Preta no metaverso agora, com o Alder como parceiro. Fico feliz de ver um cara preta exercendo o máximo de sua potência criativa junto ao seu time, diz Adriana.
MAS COMO SERÁ O FESTIVAL FEIRA PRETA NO METAVERSO?
Em formato figital, que combina a experiência física com a digital, o Festival Feira Preta no metaverso vai integrar a interação entre “avatares”, já conhecida no ambiente gamer, com quem estiver no evento, além de reproduzir fielmente os espaços de cada palco, com suas respectivas transmissões, e a feira de produtos e serviços, com possibilidade de acessar a loja on-line de cada empreendedor.
“Além da experiência B2C, para o público do evento, temos também possibilidades muito interessantes de ações B2B com as marcas e para elas. Todas estas novidades vocês vão encontrar no Festival Feira Preta no metaverso”, completa Adriana Barbosa.
TECNOLOGIA PRETA EM ALTA
Além da chegada do Festival Feira Preta ao metaverso, uma parceria da PretaHub, realizadora do festival, com a Salve Games, será lançado com exclusividade no evento o mapa Zumbi dos Palmares no Fortnite. Os participantes do evento terão a oportunidade de acessá-lo em primeira mão em espaço dedicado exclusivamente ao lançamento. O mapa poderá ser acessado gratuitamente em várias plataformas, como PC, consoles (PlayStation, Xbox, Nintendo Switch) e dispositivos móveis (iOS e Android).
O jogo apresenta uma proposta decolonial e promove aos jogadores uma experiência com a luta ancestral por justiça e igualdade, permitindo-lhes defender Quilombo dos Palmares contra ondas de invasores representados por figuras de robôs futuristas. Os heróis da resistência, Zumbi e Dandara, estão presentes como personagens não jogáveis, oferecendo mensagens de incentivo e equipamentos para fortalecer a equipe em sua luta.
A construção se deu a partir da utilização da tecnologia Unreal Editor for Fortnite (UEFN), tornando-se acessível para milhões de jogadores em uma das plataformas mais populares do mundo.
Alexandre de Maio, diretor da Salve Games e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do game, explica como foi o desenvolvimento: “Tentamos construir um jogo que fosse não apenas divertido, mas também educativo. Queríamos oferecer uma experiência imersiva que destacasse a história e a luta do povo negro no Brasil, além de proporcionar aos jogadores uma oportunidade de aprender enquanto se divertem”, afirma.
Adriana Barbosa, também diretora-executiva da PretaHub ressalta a importância de trazer inspiração na história real do Quilombo de Palmares para o mundo dos games: “Esta iniciativa é especialmente significativa em um país onde os gamers negros e mulheres constituem a maioria, conforme revelado pela Pesquisa Game Brasil (PGB). O lançamento representa um marco na indústria dos games, oferecendo ao público uma experiência inovadora e profundamente enraizada na história e cultura afro-brasileira”, explica.
Sobre o Festival Feira Preta
Criado em 2002, no formato de feira e com foco na venda de produtos de empreendedores negros, o Festival Feira Preta, com o passar dos anos, se tornou referência em lifestyle, tendências, empreendedorismo, impacto e o que há de mais inventivo e inovador na criatividade afrobrasileira. O evento reúne, também, diversos artistas e empreendedores negros expoentes no Brasil e de outros países da América Latina, tornando-se assim um dos maiores festivais de cultura negra latino-americana.
Sem categoria
Boom da beleza: mercado global cresce e procedimentos requerem cautela
Aumenta a procura por procedimentos estéticos no Brasil, com um crescimento de 390%, mas incidentes atuais ressaltam a necessidade de qualificação e cuidados rigorosos para evitar complicações
Num cenário onde a busca por procedimentos estéticos se intensifica, o mercado global de medicina estética atingiu US$99,1 bilhões em 2021, projetando um crescimento de 14,5% entre 2022 e 2030, conforme relata o Grand View Research. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Dermatologia revela um surpreendente aumento de 390%, com cerca de 80% dos entrevistados já tendo experimentado algum procedimento não invasivo. Entretanto, este boom da beleza não está isento de desafios, um incidente com um empresário em São Paulo, provocado por complicações, após um peeling de fenol, ressaltou os riscos envolvidos nos procedimentos estéticos.
O peeling de fenol, que promove uma renovação profunda da pele, tem sido amplamente adotado por aqueles que desejam uma aparência rejuvenescida. A Dra. Camila Mendes, biomédica esteta e cirurgiã dentista, explica que o fenol melhora manchas, rugas, cicatrizes de acne e a flacidez da pele, inclusive das pálpebras. “O procedimento é considerado um dos mais intensos disponíveis no mercado. Para realizar a técnica com segurança, é fundamental que o profissional esteja devidamente habilitado e capacitado, tendo concluído um curso específico voltado para o uso do fenol, que possui uma concentração de 30%, conhecido como fenol light e que pode ser utilizado pelos dentistas”, afirma.
Segundo a especialista o procedimento é realizado de forma setorizada, ou seja, por regiões específicas e nunca em uma única sessão. “Ele é setorizado porque ele é altamente tóxico, ele pode causar danos ao fígado, alterações renais e alterar o batimento cardíaco, por isso devemos ter cuidado na aplicação”, relata Dra Camila.
Quando a aplicação é feita em todo o rosto, o procedimento deve ser realizado exclusivamente por médicos no ambiente hospitalar. “Sabemos que o peeling de Fenol light, com concentração de 30%, traz resultados significativos para a pele quando realizado de forma segura e supervisionada. No entanto, quando aplicado em todo o rosto, deve ser feito exclusivamente por médicos em ambiente hospitalar, devido à sua alta toxicidade e ao desconforto que provoca”.
O período de recuperação após um peeling de fenol exige cuidados, incluindo hidratação intensa e proteção solar rigorosa, de modo a garantir resultados satisfatórios e evitar complicações. Durante os 30 dias pós-procedimento, é importante que o profissional acompanhe o paciente, pois o sucesso do tratamento também depende da supervisão e orientação especializada.
No que diz respeito aos consumidores, ela destaca sinais de alerta, tais como falta de qualificação do profissional, preços muito baixos, falta de informações claras e pressão para tomar decisões rápidas. Ela incentiva as pessoas a fazerem perguntas e pesquisarem a reputação do profissional. “Não tenha medo de fazer perguntas ao profissional, sobre sua qualificação, experiência, resultados esperados, o famoso antes e depois, riscos e cuidados pós-tratamento. Um especialista confiável precisa estar sempre disposto a responder a todas as suas perguntas de forma clara e detalhada”, conclui.
Sem categoria
Noite dos Namorados ao Som de Pádua e TomCrhis na Cerrado Cervejaria
Projeto ‘Por Outros Cantos’ promete encantar casais com música e jantar especial em Goiânia
Goiânia se prepara para uma celebração especial de Dia dos Namorados este ano na Cerrado Cervejaria, que traz o aclamado projeto “Por Outros Cantos”, de Pádua e TomCrhis, para uma noite de música e romance. O evento, programado para o dia 12 de junho, combina um jantar romântico com um show ao vivo, prometendo uma atmosfera intimista e encantadora para os casais.
“Por Outros Cantos”, projeto que ganhou vida em 2016 e desde então captura corações por todo o Brasil, é uma iniciativa paralela dos artistas, nascida de encontros informais na casa de Pádua. Com um repertório que revisita grandes clássicos da Música Popular Brasileira, a dupla oferece uma nova roupagem a canções que marcaram gerações, promovendo uma interação única com o público.
Além da apresentação musical, a Cerrado Cervejaria, conhecida por seu ambiente acolhedor e sua excelente gastronomia, serve um jantar elaborado pela Chef Adriana Teixeira. Os pratos principais incluem fettuccine ao molho branco com camarão e filé mignon ao molho poivre, entre outras delícias que prometem deleitar os paladares mais exigentes.
O evento também se destaca por um concurso de fotos românticas. Os casais são convidados a capturar momentos do seu dia na cervejaria e compartilhar em suas redes sociais. A foto mais romântica, escolhida pela equipe da Cerrado, ganhará um jantar especial, adicionando um toque competitivo à noite.
Serviço:
Data do Evento: 12 de junho de 2024
Horário do Show: A partir das 21h30
Reservas: Até 20h30 pelo WhatsApp (62) 98235-5089. Entrada antecipada, abatida na chegada. Pagamento via PIX no CNPJ 34.905.803/0001-07, comprovante enviado por WhatsApp.
Entrada: R$ 40 (sujeito a alteração)
Jantar: R$ 190 por casal (opcional)
Mesas: Disponíveis para 2, 4 e 6 pessoas, por ordem de chegada
Menu do Jantar:
Pratos Principais:
– Fettuccine ao molho branco com camarão
– Filé mignon ao molho poivre
– Frango ao molho catupiry gratinado com queijo
– Tilápia grelhada
Acompanhamentos: Saladas e frios
Sobremesa: Mousse de chocolate com frutas
Sem categoria
Após 11 anos, Hevo84 lança álbum “Livre” com single sobre término tóxico
(Foto: Yasmin Santos)
Com 11 faixas, o novo álbum conta com “Ta Foda Sem Você” e inicia nova era da banda que marcou uma geração
Especialmente para quem está naquela ‘sofrência’ de término complicado e lutando para não cair na tentação de voltar, a Hevo84 lança em 13 de junho a nova faixa de trabalho: “Tá Foda Sem Você”, que antecede o lançamento do novo álbum, o “Livre”. A faixa tem composição de Eduardo Ventura e Renne Fernandes, vocalista da banda e responsável pelos sucessos “Passos Escuros”, “Minha Pira”, além de outros hits nas vozes de Maiara e Maraisa, Israel e Rodolfo e mais.
Entrando com tudo na nova era, o novo álbum de um dos maiores nomes do Emo e pop/rock nacional já conta com alguns lançamentos, como o single homônimo que teve um clipe gravado ao vivo na Jai Club. Além disto, o novo trabalho da Hevo84 atravessa as histórias de amor moderno e coloca em foco em dilemas que todo jovem passa. A nova música de trabalho fala exatamente sobre a luta pós-término, em especial, se for um relacionamento abusivo.
“Foi uma das músicas do álbum que mais senti dificuldade para escrever, pois já vivi na pele essa situação e essas confusões de sentimento. Então, foi uma tarefa complicada, afinal, superar é uma tarefa muito difícil”, contou Renne.
Livre
Composto de 11 faixas, o próximo trabalho da Hevo84 tem duas faixas lançadas. Com a nova, uma parte da história que está sendo contada ganhou o mundo, montando parte do quebra-cabeça que é um álbum. O projeto, além de falar sobre amor e desilusões, com muito pop rock, eletrônico e mais ritmos, contando com a influência e inspiração de nomes como Paramore, Linkin Park, Modsun, também abordará dilemas do universo e cotidiano que todo mundo pode, e vai, se identificar, além de faixas motivacionais que ajudará todos a atravessarem momentos difíceis.
“O álbum traz a ideia de se libertar através de suas letras, das crenças limitantes, patrões da sociedade, relacionamentos tóxicos, sobre se libertar das prisões da nossa mente”, contou.
Com um Gavião Real na capa, popularmente conhecido como Harpia, derivado de seu nome científico, simbolizando essa nova era da banda, o vocalista revela que existe um forte significado por trás da escolha:
“A harpia, uma águia do Brasil, foi a ave escolhida para representar essa força de transformação, os cacos da capa simbolizam a jaula destruída que fica para trás, trazendo a liberdade para aqueles que enfrentaram seus medos e vão atrás dos seus sonhos.”, finalizou.
Após o lançamento do álbum, que conta com o hit “Nada de Nós Dois”, a banda inicia a “Livre Tour”, em várias cidades do Brasil, entre julho e setembro, além de um álbum ao vivo e novos feats animadores.